sábado, 1 de outubro de 2016

New York painted by Littlelle



Uma das minhas viagens de sonho, foi desde sempre Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, enriquecida pela mistura de diferentes culturas. É impossível ficar indiferente a esta cidade, centro de ação cultural e artística, económica e histórica a nível mundial. Já para não falar que NY tem servido como cenário para uma panóplia de filmes que alimentam o imaginário de várias gerações.


Manhattan de Woody Allen (1979)

Breakfast at Tiffany's (1961) com Audrey Hepburn       O Lobo de Wall Street (2013) com Leonardo DiCaprio
















Na programação que fiz da viagem pretendia, para além de conhecer os locais emblemáticos da cidade, passear pelas longas avenidas e sentir a energia vibrante da Big Apple. Como amante de arte, incluí no meu roteiro vários museus, que em 6 dias, pensei não conseguir visitar. No entanto, contando bem as horas e utilizando o metro para me deslocar, consegui ir a grande parte dos locais que tinha assinalado no meu livrinho de viagem. É esta proposta de roteiro compactado que vou partilhar sinteticamente convosco nesta publicação e de forma mais pormenorizada de cada dia, em publicações seguintes.

Não é fácil conseguir agrupar em pouco tempo tudo o que esta cidade tem para oferecer, esta foi a combinação que consegui fazer.

Ponte de Brooklyn (foto de Mário Santos, editada por Littlelle)

Estátua da Liberdade (foto de Littlelle)

Empire State Building visto da 5ª Avenida (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Central Parque (foto de Littlelle)
(Chelsea, Soho, Litlle Italy, Chinatown e Greenwich Village)
Escadas de incêndio típicas da arquitectura da cidade (foto de Littlelle)
Chrysler Building (foto de Littlelle, editada por HRebelo)

Antes de mais, esta publicação, servirá para partilhar algumas questões práticas que poderão servir para planear uma próxima viagem a NY.

Questões práticas
É necessário:
- Passaporte com validade superior a 6 meses;
- Visto para entrar nos USA;
- Adaptadores para os aparelhos eléctricos;
- Calçado confortável e muita energia para caminhar pelas gigantescas avenidas da cidade.

- Não são necessárias vacinas específicas.
- Moeda: Dolar (USD)


Segurança
Apesar da imensa multidão nas ruas e, sobretudo no metro, não me senti insegura. Durante a noite os McDonald’s pareceram-me mal frequentados, fui lá apenas quando não havia alternativa, uma vez que os café contrariamente ao que pensava, fecham bastante cedo. 
Após o 11 de setembro a segurança nos principais pontos turísticos da cidade foi reforçada, sendo hábito comum a revista de malas e casacos, bem como passar por detectores de metais, tal como nos aeroportos.

Deslocações
Voo direto da TAP de Lisboa para NY (Aeroporto Newark ou JFK)
Manhattan foi engenhosamente desenhada, sendo difícil perdermo-nos perante a orientação das avenidas e ruas da cidade. Quando surge alguma dúvida, facilmente se questiona as pessoas na rua, que foram sempre muito simpáticas e atenciosas comigo.

Broadway this way (foto de Littlelle, editada por HRebelo)

Avenidas de Manhattan (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Se pensas que consegues fazer toda a 5ªAv. ou a Broadway a pé enganas-te. Andar de metro facilita imenso. Aconselho instalar uma aplicação no telemóvel do metro de NY para te orientares melhor nas estações e trocas de comboio. Sugiro também a adquirir um passe de metro para uma semana (custo de aproximadamente 30 dólares), o que compensa bastante, dado que por mais que uma pessoa queira deslocar-se a pé, as distâncias são enormes, parece já ali, mas engana. Grande parte das estações de metro não tem escadas rolantes, por isso prepara-te para subir e descer escadas juntamente com a multidão.
Como o meu hotel ficava estrategicamente localizado perto da Grand Central Station, era lá que apanhava o metro na maioria das vezes. O movimento nesta estação durante a semana é uma loucura e o edifício é mais bonito do que nos filmes! No piso subterrâneo há lojas e restaurantes.

Grand Central Station (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Grand Central Station e Chrysler Building (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Interior da Grand Central Station (foto de Littlelle, editada por Hrebelo)

Caso não queiras optar pelo metro, existem sempre inúmeros táxis em toda a cidade que pintam as avenidas de amarelo!

Táxis de Nova Iorque (foto de Littlelle, editada por HRebelo)

Avenida em Manhattan (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Entrada em monumentos e museus
Se tal como eu, não dispensas em Nova Iorque a imensa oferta de museus de arte e história, e queres ir aos pontos turístico, típicos de uma primeira viagem a NY, podes adquirir o Nycity pass (http://pt.citypass.com/new-york) que por cerca de 116 USD te dá entrada em 6 atrações entre elas, a subida ao topo do Empire State Building, Museu Americano de História Natural, Metropolitan Museum of Art, Observatório do Rockefeller Center (Top of the Rock) ou Museu Guggenheim, Estátua da Liberdade e Ilha Ellis ou Cruzeiros da Circle Line, Memorial & Museu do 11 de setembro ou   Museu Intrépido do Mar, Ar & Espaço. Eu fiz as contas com o preço da entrada normal e efetivamente compensa adquirir o passe, a não ser que tenhas algum desconto devido à idade, por seres estudante ou reformado. O passe pode ser adquirido no Hotel (foi o meu caso), ou nas bilheteiras das próprias atrações. Depois de adquirido, quando chegares à atração tens de te dirigir à bilheteira para trocar a respetiva folha do passe pelo bilhete.  Em algumas atrações o passe permite evitar filas.

New York City pass


Comes & Bebes
Não esquecer de dar sempre gorjeta! Normalmente vem indicado no talão 3 valores opcionais em função de diferentes percentagens sobre o valor total da conta, o cliente escolhe assim entre os valores apresentados o que melhor entender.  
A comida é muito à base de fritos, hambúrgueres e hot dogs. O McDonald’s e o Starbucks existem quase em cada esquina da cidade.  O Mac tem preços bastante acessíveis e as bebidas normalmente tem possibilidade de refill, havendo ao dispor vários sabores de coca-cola: menta, limão, cereja, morango, baunilha...

Com outros preços, existem restaurante e cafés para todos os gostos e culturas. É só escolher!

Hot dog (foto de Littlelle, editada por HRebelo)
Coffee to go and let's explore New York (foto de Littlelle)

Ficaste com vontade de conhecer mais?
Fica atento às próximas publicações!

1 comentário:

  1. Que bichinho que tu deixas para viajar :)
    Claramente que é o sonho de qualquer um conhecer NY :)

    Obrigada pelas dicas*

    ResponderEliminar